-
Arquitetos: GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados, Goma Oficina
- Área: 336 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Paula Monroy
Descrição enviada pela equipe de projeto. Elaborado em parceira com o GOMA Oficina Colaborativa, este projeto trata da reforma de um conjunto comercial para abrigo do “Galpão Comum”, espaço independente “dedicado à prática e pesquisa sobre cidade e imagem no território latino-americano”. Localizado no térreo de um edifício habitacional no bairro de Santa Cecilia e visando abrigar uma pluralidade de atividades simultâneas procuramos acomodar desde o trabalho individual ao coletivo, espaços de reunião abertos e fechados, espaços de descontração cobertos e ao ar livre, além de um espaço comercial contribuindo para ativar a vizinhança do bairro.
Esta constelação de espaços se distribui tanto na planta do térreo existente quanto em um novo mezanino, que tira proveito do generoso pé-direito para multiplicar o espaço e melhor acomodar todas as atividades. Na planta baixa foram acomodados os espaços de uso mais coletivo, começando do espaço comercial junto à rua até a copa coletiva nos fundos do imóvel junto ao pátio externo. No andar superior foram acomodados os usos mais reservados, como o espaço de trabalho individual compartilhado e a sala de reunião fechada.
O percurso pelo galpão se desenvolve intercalando espaços de maior compressão, com pé direitos baixos sob o mezanino, e espaços de expansão com pé direito duplo que permite abrigar debates ou exposições de grandes objetos, que são animadas pelas varandas do mezanino. A construção foi pensada em estrutura leve metálica típica de mezaninos comerciais para evitar a necessidade de reforços nas fundações do edifício e tirando o máximo de proveito do pé direito, que acomodava sem nenhuma folga os dois andares.
No térreo, toda a infraestrutura elétrica e hidráulica assim como os espaços de depósito, banheiros, área de serviço e biblioteca foram implantadas na maior lateral do imóvel, liberando o restante da área para ocupação flexível buscando acomodar futuros e imprevistos novos usos. Para fechamento da estrutura metálica foram utilizadas divisórias leves de drywall e vidros translúcidos de variadas tipologias para dar privacidade e resguardar alguns usos da intensa movimentação do espaço sem perder a luminosidade.